Em tempos de crise, o pessimismo tende a dominar o mercado, determinando decisões dramáticas que geralmente comprometem o desenvolvimento da maioria das empresas. Na contramão desse fluxo, algumas conseguem manter-se ativas e seguir crescendo, mantendo seus projetos de expansão e conquista de novos clientes. Mas atenção: crescer com consciência não é arriscar-se em um voo sem instrumentos em plena tempestade. A Velki compartilha com você algumas diferenças entre a atitude otimista e a alienação.
1. OUVIR O MERCADO E ENCONTRAR NOVAS FORMAS DE ATENDÊ-LO É OTIMISMO.
Não se trata de fazer de conta que nada está acontecendo: é preciso estar atento aos sinais e responder às mudanças com agilidade e competência. Olhar para o novo cenário com um agudo senso de oportunidade faz toda a diferença.
2. TRABALHAR AINDA MAIS É OTIMISMO.
Usar os tempos de crise como desculpa para a acomodação é abrir caminho para o repouso eterno. O trabalho sempre foi e será a vacina mais eficaz contra qualquer tipo de turbulência; movimento estratégico é tudo.
3. APERFEIÇOAR OS PROCESSOS É OTIMISMO.
Cada área da empresa deve ser analisada criticamente, na busca por melhorias que tragam resultados concretos a curto prazo. O mais surpreendente é perceber que sempre existem caminhos de aperfeiçoamento – nas pessoas e nos produtos.
4. FORTALECER OS LAÇOS DE PARCERIA É OTIMISMO.
“Se você quer ir rápido, vá sozinho; se quer chegar longe, forme um grupo.” O provérbio africano aplica-se às situações corporativas, qualquer que seja o cenário. Clientes, fornecedores e pessoal interno são a base sobre a qual se constrói a solidez de uma empresa.
5. PLANEJAR O FUTURO É OTIMISMO.
Ainda que a margem de imprevistos faça parte, é preciso alimentar um projeto maior, que sinalize um caminho a ser seguido e claros objetivos a alcançar. Quanto mais compartilhado for esse planejamento, maior o grau de adesão e de compromisso junto aos envolvidos.
Diante de uma crise,
o pessimista resmunga,
o alienado ignora a realidade,
o otimista avalia as condições, mobiliza seus recursos e vai à luta.
A Velki é uma empresa que entende as constantes mudanças que acontecem no mundo e tem seu alicerce construído sobre uma base sólida, ética e transparente.