O tempo passa, a tecnologia evolui... e a gente deixa de ser cliente para virar um ouvidor de robôs toda vez que precisa fazer contato com uma empresa. Quando é para resolver um problema de pós-venda, então... tome ficar ouvindo menu após menu, digite isto, digite aquilo e, quando chega a hora de “falar com um de nossos atendentes”, o jogo do empurra começa.
Nem tudo está perdido, porém. Algumas empresas estão conseguindo combinar eficiência a humanização – e o resultado é uma legião de clientes cada vez mais satisfeitos.
Preparamos para você uma lista dos principais requisitos a se buscar em uma empresa comprometida com o bom atendimento.
1.Você liga e é atendido por um humano.
Pode parecer bobagem, mas ser atendido diretamente por alguém com condições de resolver seu problema, sem passar por nenhum filtro impessoal, faz toda a diferença e abre caminho por uma avaliação positiva sobre a empresa.
2.O funcionário ouve sua demanda com atenção e com interesse em resolvê-la.
Não importa qual seja a área da sua solicitação: ser atendido por um funcionário capacitado a, no mínimo, demonstrar que entendeu o seu caso, é um grande ganho qualitativo no atendimento.
3.O processo é descomplicado; não existe rodízio entre profissionais, um passando para o outro.
Uma vez identificado o caso, o passo seguinte é encaminhar a solução – de preferência, sem precisar seguir para nenhuma nova instância. Caso isso não seja possível, uma única transferência deve ser suficiente para resolver o assunto.
4.Desburocratizar não é desestruturar.
Empresas desburocratizadas não podem ser confundidas com empresas desorganizadas. A simplificação dos processos deve ser resultado de um profundo comprometimento com a eficiência em todos os sentidos. Quanto mais eficiente a estrutura de uma empresa, mais descomplicados costumam ser seus processos.
5.Somente a solução encerra a questão.
De nada adianta acumular pendências – e aberrações vernáculas – do tipo “vamos estar verificando e vamos estar entrando em contato”. Quando o cliente procura a empresa, ele tem uma demanda específica e está em busca de soluções imediatas. Atender a essa demanda deve representar a única resposta possível; o resto é gerúndio.
A Velki é uma empresa que entende as constantes mudanças que acontecem no mundo e tem seu alicerce construído sobre uma base sólida, ética e transparente.